FESTA JUNINA
FESTA É UM MOMENTO EM QUE TODOS NÓS DIVERTIMOS SEJA EM RODAS DE AMIGOS OU COM FAMILIARES.
A
FESTA JUNINA É SEGUIDA DE BRINCADEIRAS, DECORAÇÕES, DANÇAS E ESTILOS TRADICIONAIS.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AS CRIANÇAS SE INTERAGEM EM GRUPO, APRENDEM A DESENVOLVER CRIATIVIDADES E SE ENVOLVEM NO LÚDICO E NO CORPORAL.
PARA FAZER UM PLANO DE AULA A FESTA JUNINA SE INTERLIGA EM TODAS DISCIPLINAS.
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE NEM TODAS CRIANÇAS TÊM A MESMA DESENVOLTURA, MUITAS SE ACANHAM NÃO POR NÃO SABER, MAS POR NÃO PODER PARTICIPAR, DEVEMOS RESPEITAR SEUS LIMITES, SUAS CULTURAS E SUAS RELIGIÕES, E COM ISSO TODAS PODEM PARTICIPAR, QUANDO COM CRIATIVIDADE O ORGANIZADOR CONHECER O LIMITE DE SEU ALUNO E ATÉ ONDE ELE PODE IR.
PARA FAZER UM PLANO DE AULA A FESTA JUNINA SE INTERLIGA EM TODAS DISCIPLINAS.
NÃO PODEMOS ESQUECER QUE NEM TODAS CRIANÇAS TÊM A MESMA DESENVOLTURA, MUITAS SE ACANHAM NÃO POR NÃO SABER, MAS POR NÃO PODER PARTICIPAR, DEVEMOS RESPEITAR SEUS LIMITES, SUAS CULTURAS E SUAS RELIGIÕES, E COM ISSO TODAS PODEM PARTICIPAR, QUANDO COM CRIATIVIDADE O ORGANIZADOR CONHECER O LIMITE DE SEU ALUNO E ATÉ ONDE ELE PODE IR.
Plano de aula para festa junina
Educação Infantil
Tema: Festas juninas
Público alvo: 4 á 6 anos
Duração:1 hora
Objetivo geral: Promover a construção dos conhecimentos
curriculares da unidade, tendo como tema detonador a festa junina,chegando em uma forma do processar a aprendizagem.
Objetivo específico: estimular interesse nas datas
comemorativas.
entender os significados e origens da festa junina envolvendo o ensino aprendizagem na língua
portuguesa, matemática, natureza e sociedade, artes plásticas, dança, educação
física, saúde, audição com dança, Percepção afetiva etc.Conteúdos:fantasias e
danças típicas da festa junina.
Metodologia: Através de uma didática construtivista envolver as atividades, lúdica,
corporal e afetiva, realizar atividades das diversas disciplinas e conversas informais.
Estratégias e recursos: Papel de seda para fazer bandeirinhas e balões,
barbantes, fantoches ou fantasias para a dança,cola tesoura,livro
ilustrativo,CDs,e DVDs e fantasias.
Avaliação: Observação de comportamentos na desenvoltura das crianças, para estimular no caso de não participarem, respeitando seu limites, cultura e religião.
EDUCAÇÃO E FAMÍLIA
"A educação é como um investimento você terá se souber aplicá-la."
Investir nos filhos é educá-los para quando crescerem serem capaz de seguir seu caminho com sucesso. (Débora R.S.S).
Investir nos filhos é educá-los para quando crescerem serem capaz de seguir seu caminho com sucesso. (Débora R.S.S).
"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." (Leonel Brizola).
Escola é um lugar de aprender a ser cidadão e conhecer seus princípios, seus direitos sem esquecerem os deveres.
Órfão não é aquele que não tem os pais e sim aquele que não tem educação.
EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO
Limites é algo que todos deveriam ter desde seu nascimento, nem sempre podemos fazer o que queremos ou o que pensamos e a criança tendo freio desde pequena na sua educação familiar será um privilégio para que não seja limitada em meio a sociedade. Descobrir o limite entre a liberdade e o autoritarismo na relação familiar não pode ser muito fácil, mas tampouco precisa ser um bicho-papão. (TIBA 1996, p. 04).
AUTISMO
Trabalhei com um autista e gostei da experiência.
Ele imitava o que era feito na lousa, tinha cinco anos e conseguiu fazer o nome, é muito inteligente e organizador.
Era difícil fazer sua sondagem , por isso o jeito que achei foi registrar com foto, tem muitas atividades interessantes que ele participava.
Abaixo ainda fazia anotações de observação.
E no fim do ano você percebe o quanto evolui.
Quando aprendia algo novo em seu comportamento.
conseguia ouvir história as vezes não por estar inquieto.
Com seis anos ele lia o alfabeto anexado acima da lousa, me imitando, e queria que toda sala o seguisse na leitura, o importante era que ele estava mostrando que aprendeu, e vai aprender muito mais.
.
Uma sugestão para fazer os registros da participação da criança com o grupo e suas atividades; o que ajuda muito na hora da sondagem, é você registrar com fotos e colar em seu caderno pessoal de atividade com a criança .
Podemos registrar:
brincadeiras de roda
parque
músicas
atividades com tinta
dança
Todas atividades devemos auxiliar mas deixá-los livres para criatividades.
O AUTISMO
"Reflexão: O que nos pediria um autista?
1 - Ajuda-me a compreender. Organize meu mundo e facilita-me ou antecipe o que vai suceder . Dá-me ordem, estrutura, e não caos .
2 - Não te angusties comigo, porque me angustio. Respeita meu ritmo. Sempre poderás relacionar-se comigo se compreender minhas necessidades e meu modo especial de entender a realidade. Não se deprima, o normal é que avance e me desenvolva cada vez mais .
3 - Não me fale demasiado, nem demasiado depressa. As palavras são "ar" que não pesa para te, mas podem ser uma carga muito pesada para mim. Muitas vezes não são a melhor maneira de relacionar-se comigo .
4 - Como outros filhos, como outros adultos, necessito compartilhar o prazer e gosto de fazer as coisas bem, mesmo que nem sempre o consiga. Faz-me saber, de algum modo, quando consigo fazer as coisas bem e ajuda-me a faze-las sem erros. Quando tenho demasiadas falhas sucede que me irrito e termino por negar-me a fazer as coisas .
5 - Necessito de mais ordem do que você necessita , mais previsibilidade no meio , que você requer . Teremos que negociar meus rituais para conviver .
6 - É difícil compreender o sentido de muitas das coisas que me pedem para fazer . Ajuda-me a entende-las Peça-me coisas que podem ter um sentido concreto e decifra as para mim . Não permitas que me acomode e permaneça inativo .
7 - Não me invadas excessivamente. A vezes, as pessoas são demasiadamente imprevisíveis, demasiadamente ruidosas, demasiadamente estimulantes. Respeita as distancias que necessito, porém sem deixar-me só.
8 - O que faço não é contra você. Quando tenho uma zanga ou me golpeio se destruo algo ou me movimento em excesso, quando me é difícil atender ou fazer o que me pede, não estou querendo te prejudicar. Já que tenho um problema de intenções, não me atribuas más intenções !
9 - Meu desenvolvimento não é absurdo , embora não seja fácil de entender. Tem sua própria lógica e muitas das condutas que chamas "alteradas" são formas de enfrentar o mundo na minha especial forma de ser e perceber. Faz um esforço para compreender-me.
10- As outras pessoas são demasiadamente complicadas . Meu mundo não é complexo e fechado , senão simples . Embora te pareça estranho o que te digo , meu mundo é tão aberto , tão sem dissimulações nem mentiras , tão ingenuamente exposto aos demais , que é difícil penetrar nele . Não vivo em uma "fortaleza vazia", nem em uma planície tão aberta que pode parecer inacessível . Tenho muito menos complicações que as pessoas que são consideradas normais .
11- Não me peças sempre as mesmas coisas nem me exijas as mesmas rotinas . Não tens que fazer-te autista para ajudar-me . O autista sou eu , não você !
12- Não sou só autista. Também sou uma criança, um adolescente, ou um adulto. Compartilho muitas coisas das crianças, adolescentes ou adultos ditos "normais ". Gosto de jogar e divertir-me, quero os meus pais e pessoas que me cercam, me sinto satisfeito quando faço as coisas bem. É aquilo que compartilhamos que nos une .
13- Vale a pena viver comigo. Poço dar-lhe tantas satisfações quanto outras pessoas, embora não sejam as mesmas. Pode chegar um momento em sua vida em que eu, que sou autista, seja sua maior e melhor companhia.
14- Não me agridas quimicamente. Se te dizem que tenho que tomar um medicamento, providencie que seja revisado periodicamente por um especialista .
15- Nem meus pais nem eu tem a culpa do que me passa. Tão pouco a tem os profissionais que me ajudam . Não serve de nada que os culpe . A vezes , minhas reações e condutas podem ser difíceis de compreender ou afrontar , porém não es por culpa de nada. A ideia de "culpa" não produz mais que sofrimento em relação ao meu problema.
16- Não me peças constantemente coisas acima do que sou capaz de fazer . Porém peça-me o que poço fazer . Dá-me ajuda para ser mais autônomo, para compreender melhor , porém não me dê ajuda demais .
17- Não tens que trocar completamente sua vida pelo fato de viver com uma pessoa autista . Não me serve de nada que esteja mal , que te encerres e te deprimas . Necessito estabilidade e bem estar emocional ao meu redor para estar melhor. Pensa que , menos ainda, seu par tem culpa do que me passa .
18- Ajuda-me com naturalidade , sem converte-lo em uma obsessão . Para poder ajudar-me , tenha seus momentos de repouso ou dedique a suas própria atividades. Aproxime-se de mim, não se vá , porém não se sinta submetido a um peso insuportável. Em minha vida , tenho momentos maus, porem poço estar cada vez melhor .
19- Aceita-me como sou . Não condicione sua aceitação a que eu deixe de ser autista. Seja otimista sem fazer "novelas". Minha situação normalmente melhora, ainda que pôr hora não tenha cura .
20- Ainda que me seja difícil comunicar-me ou não compreenda as sutilezas sociais , tenho incluso algumas vantagens em relação aos ditos "normais" .
Me custa comunicar. Não compreendo as sutilezas sociais, porém tão pouco participo das duplas intenções ou dos sentimentos perigosos tão frequentes na vida social . Minha vida pode ser satisfatória se é simples , ordenada e tranquila .
Se não me pede constantemente e sou aquele que mais me custa . Ser autista é um modo de ser, ainda que não seja o normal . Minha vida como autista pode ser tão feliz e satisfatória como a sua "normal". Nessa vida, podemos encontrar-nos e compartilhar muitas experiências .
Lista de Checagem do Autismo:
A lista serve como orientação para o diagnóstico.
Como regra os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das características relacionadas.
Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade. Dificuldade em juntar-se com outras pessoas, insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina, risos e sorrisos inapropriados, Não temer os perigos, pouco contato visual, pequena resposta aos métodos normais de ensino, brinquedos muitas vezes interrompidos, aparente insensibilidade à dor, ecolalia (repetição de palavras ou frases).
Preferência por estar só; conduta reservada, pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente, faz girar os objetos, hiper ou hipo atividade física, aparenta angústia sem razão aparente, não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo, apego inapropriado a objetos, habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais, e dificuldade em expressar suas necessidades, emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras."
Nem todos tem o mesmo comportamento depende do grau de autismo e de sua criação, falando de característica há alguns autistas que falam repetidamente, este evitava falar e só repetia as vezes nomes, as vezes queria colo e chorava como um bebê, sentia ciúmes e se apegava, as vezes participava das brincadeiras de roda, outras vezes não, se apegava a brinquedos, e colocava na mochila, da mesma forma trazia de casa.
Era difícil ficar muito tempo em grupo, gostava mais de ficar numa mesa só para ele, e de preferência queria minha atenção, sempre ia atrás de mim para sentar só com ele, mas sempre participava das brincadeiras das danças e no parquinho adorava se divertir.Dois anos trabalhando com ele, chamou pelo meu nome só um dia, repetidamente, depois não disse mais, talvez disse em casa, não sei, mas "pô Débua'', ele dizia constantemente imitando as crianças da sala.
FIZ UM TRABALHO ELABORADO EM ESCOLA INFANTIL DA PREFEITURA DE SÃO PAULO EM UM PROJETO CHAMADO PROJETO ESCOLA SÃO PAULO (C.E.F.A.I).
ONDE TROCÁVAMOS EXPERIÊNCIAS E TRABALHÁVAMOS COM VÁRIOS TIPOS DE SITUAÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL EM (EMEI E EJA).
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